O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DIA 02 DE NOVEMBRO, UMA VISÃO DIFERENTE

Em meus 42 anos de idade eu nunca pensei que iria no cemitério em pleno dia 02 de Novembro, desde o sepultamento do corpo do meu Filhote, que nos distanciou fisicamente. No dia 24 de Novembro quando vi uma caixa de madeira(caixão) que levava o corpo do meu Filhote para uma profundidade da terra chamada sepultura, que era coberta por cimento, terra e grama, por fim vinha as coroas, os vasos e os arranjos de flores. 
Eu nunca disse: "Adeus ao meu Filhote" e nem direi em momento algum da minha vida, disse apenas "Até logo meu Filhote Amado", jamais me despedirei do meu Filhote, estamos ligados pelo Vinculo do Amor, pelo Elo Eterno, por sermos Mãe e Filho.

Eu sabia que teria que voltar, para solicitar a placa de identificação do jazigo onde esta o corpo do meu Filhote, pois não havia solicitado na época do ocorrido, estava tão anestesiada que não pensava direito. 
Desde então eu vinha protelando, marcava o dia, quando chegava, não tinha forças para ir, assim dessistia. 
Até que fui tomada por uma força dentro de mim e falei ao meu esposo que precisávamos fazer, pois, logo faria um ano, os familiares e amigos que quisessem ir ao cemitério seria fácil para a identificação com a placa. Teríamos que ir pessoalmente ao cemitério, por telefone eles não fazem este tipo de serviço, somente prestam esclarecimentos, meu esposo respondeu que iriamos no dia 02 de Novembro.
DIA 02 DE NOVEMBRO DE 2011 - Chegou o dia, meu coração batia forte, estava ansiosa e triste pela situação, passamos pela administração e solicitamos a placa para ser colocada no jazigo. Olhamos um para o outro, não era preciso falar, estávamos sentindo e querendo a mesma coisa. Fomos até o jazigo, demoramos um pouco para achar-lo devido a falta de identificação pelo nome, somente pela quadra e ala. Quando achamos, nos sentamos ao lado, começamos a conversar, não podemos evitar as lágrimas que desceram dos nossos olhos, as lembranças vieram e fomos tomados por uma emoção muito forte, pelo sentimento do Amor pelo nosso Filhote Teteu. 
Sempre acreditamos que iriamos vê-lo receber os diplomas do Colégio, do Inglês, da faculdade e tudo mais que os pais desejam para seus Filhos se realizarem como pessoas cívicas, preparando para vida e capacitando para o campo de trabalho. Em vez destas coisas solicitamos a placa de identificação para o jazigo onde estar o corpo do meu Filhote, é muito doido e cruel para nós que  somos pais. Os pais nunca deveriam sepultarem os corpos dos seus Filhos em momento algum.
Olhei para o céu, estava todo azul, um lindo dia de sol, olhei em minha volta e pela primeira vez pude perceber que ali estavam pessoas com suas crenças, seu credo religioso, todas de uma forma ou de outra buscando na Presença de Deus o conforto para a saudade de seus entes queridos, outras depositando nos jazigos vasos e arranjos de flores. Todos querendo e desejando a mesma coisa, conforto, consolo, força para continuar a jornada desta vida sem os nossos entes queridos. 
Flávia, Ronaldo e sua Filhinha Elza Cristina
Aproximou de nós o casal: Flávia e Ronaldo, que também vieram pela Filhinha Elza Cristina, que havia partido há dezoito meses com apenas 3 anos e 11 meses de idade, contou-nos a sua história e contamos a história do nosso Filhote Mateus que partiu aos 17 anos e 24 dias de idade. 
Ficamos os quatros ali, um ouvindo o outro, falando dos Filhos Amados e Queridos que partiram da nossa vida de forma prematura e dolorosa, mas que continuam vivos eternamente em nossos corações. Das doces e eternas lembranças que guardamos em nossa memória, dos momentos felizes que vivemos ao lado deles, que jamais o tempo nos fará esquecer.
Concluímos que independente da idade que eles tinham, como pais vivemos intensamente ao lado de nossos Filhotes Amados; por fim, eles se despediram de nós, com abraço de fraternidade que muito nos ajuda nesta hora, apesar do momento delicado da saudade e do luto interno que estamos vivendo por nossos Filhotes Amados. 
No Seu Agir o Senhor Deus e Pai Celestial, coloca pessoas lindas e maravilhosas em nosso caminho, para compartilharmos os mesmos sentimentos. Continuamos ali, mais um pouco sentados ao lado do jazigo....
Sempre vi o cemitério como um lugar sombrio, triste, onde deixamos os corpos de nossos entes queridos para se decomporem, até que sobram somente os ossos para ser feito a exumação e serem guardados na gaveta ossário.
Alguns minutos se passaram, então eu me levantei e olhei para aquele lugar até onde a minha visão alcançava, o que vi me deixou completamente maravilhada e perplexa, pela primeira vez, tudo era diferente, vi um tapete verde de grama com muitas flores de vários tamanhos e cores, numa beleza sem igual, um jardim completamente florido e muito colorido.
Exclamei: "Meu Deus, estou mesmo na terra?". Pensei comigo mesma: "Como um lugar deste, em questão de horas pode se tornar o lugar mais lindo de se ver e estar"
Então eu comecei a entender que como seres humanos nesta data do dia 02 de Novembro ficamos tão fragilizados, tão sensíveis pela saudade de nossos entes queridos, que somos capazes de transformar um lugar tão frio e triste em um lugar tão belo através de nossos gestos de carinho. 
Ainda que o cemitério seja um depósito de corpos para se decomporem, este lugar nesta época do ano se torna o mais "Lindo Jardim Botânico da Face da Terra". Se nós seres humanos podemos fazer isto acontecer movidos pelo amor, pelo carinho de nossos entes queridos que partiram, imagine o cuidado do nosso Pai Celestial para com eles no céu e para nos receber em Seu Jardim Celestial de Glória...

    ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES
               Mateus Santos & Elza Cristina
Quando o sonho se desfaz, Deus reconstrói.
Quando se acabam as forças, Deus renova.
Quando é inevitável conter as lágrimas, Deus dá alegria.
Quando não há mais amor, Deus faz nascer.
Quando a maldição é certa, Deus transforma em benção.
Quando parece ser o final, Deus dá novo começo.
Quando a aflição quer persistir, Deus nos envolve em paz.
Quando a doença assola, Deus é quem cura.
Quando o impossível se levanta, Deus o torna possível.
Quando faltam as palavras, Deus sabe o que queremos dizer.
Quando tudo parece se fechar, Deus abre uma porta. 

Quando você diz: não vou conseguir,
Deus diz: Não temas, pois estou contigo.
Quando o coração é machucado por alguém,
Deus é quem derrama o bálsamo curador.
Quando não há possibilidade, Deus faz milagre.
Quando só há dor pela partida do ente querido, 

Deus nos faz persistir.
Quando a noite parece não ter fim, 

Deus faz nascer o amanhecer.
Quando caímos num profundo abismo,
Deus estende sua mão e nos tira de lá.
Quando tudo é dor, Deus a dá o refrigério.
Quando o calor da provação é grande,
Deus dá a sombra de sua Presença.
Quando o inverno parece infinito,
Deus traz o verão.
Quando não existe mais fé, Deus diz: Acredita!

Dedico esta postagem aos Enlutados e em Especial a minha Querida Amiga Flávia, ao seu Esposo Ronaldo e seus Familiares.
Que o Senhor Deus e Pai Celestial nos revista de conforto e consolo, preenchendo os nossos corações com Sua Presença Majestosa e Gloriosa.
                 Abraços Fraternos de Márcia Santos e Família.

2 comentários:

  1. Não há palavras, não há conforto, não há nada na vida que possa preencher esse vazio enorme, que nossos filhos deixaram depois de partir, também tenho dois anjos no céu,e um na terra que me dá forças para levantar e continuar. Que o nosso senhor Jesus Cristo tenha compaixão de nós, Mães órfãs de filho.

    ResponderExcluir
  2. Nada, nada mesmo, somente nós sabemos, assim mesmo não conseguimos expressa-la ou usar palavras que possam de alguma forma amenizar a nossa dor.
    Nossos Filhotes partiram, mas não levaram como eles o nosso amor, o nosso carinho, as nossas lembranças, isso tudo ficou conosco e amaremos mesmo na distância, porque somos pais e mães e eles nossos Filhotes Amados e Queridos escolhidos por Deus para não se perderem neste mundo onde os dias são maus....
    Deus lhe Abênçoe em seus dias

    ResponderExcluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br