O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

domingo, 20 de novembro de 2011

UM ANO VIVIDO COM MUITA DOR DA TUA PARTIDA, SAUDADE, CHORO, TRISTEZA E LUTO PELA TUA AUSÊNCIA, MEU FILHO AMADO TETEU

Domingo 20 de Novembro de 2011, amanheceu com um vázio maior que os demais dias deste que você partiu. Fui ao teu quarto, o sol pela manhã clareava a tua cama, mas você não estava deitado nela para que eu pudesse de acordar como da última vez...
Em 20 de Novembro de 2010, neste dia me levantei fui ao teu quarto, o sol clareava, fui em direção a tua cama, passei a mão pelo teu rosto chamando pelo teu doce apelido: "Teteu, filhote esta na hora de acordar", você abriu os olhos e esboçou um sorriso, eu lhe perguntei: "Tudo bem filhote ?", você me respondeu: "Tudo bem mãe",  não foi preciso mais nada, eu e você temos o hábito de tomar banho pela manhã independente se íamos sair ou não. Tomei banho e você foi logo em seguida tomar o seu, naquela manhã você saiu do banheiro, veio até a sala e passou a mão na cabeça da Kekel dizendo: "é a sua vez, mana". Fiquei maravilhada de ver o seu cuidado o seu carinho com sua irmã, depois estávamos todos juntos na sala enquanto você tomava seu toddy com leite gelado, perguntei: "Teteu qual dos brincos", nem sei porque fiz isto, talvez para vê-lo escolher o brinco que você gostava que eu usasse. Fui ao teu quarto repus o refil do teu desodorante Kaiak na embalagem habitual, você me deu um beijo dizendo "Ai mãe, valeu". Você expirou um pouco em você, colocando o frasco do Kaiak no bolso da calça da perna para leva-lo para  a chácara.
Ao sairmos o sol estava forte, quando entramos no carro você gritou: "Espera ai pai, esqueci o óculos". Eu e seu pai nos olharmos e rimos, seu pai falou: "ele tem sempre que esquecer alguma coisa", eu disse: "Se não for assim, não é o nosso Teteu". Você voltou com o óculos nos olhos, o boné na cabeça virado para atrás e com um sorriso largo nos lábios, você havia lavado o cabelo, se colocasse o boné em seguida, deixaria molhado. 
Filhote que saudades deste teu sorriso... Saudades de tudo que você fazia ...
Entramos no carro e fomos para chácara, onde você viveu seus últimos momentos de vida entre nós...
Um dia que você brincou com todos, conversou com todos familiares e amigos, todos já estavam se acostumando com teu cabelo crescendo, e alguns brincava com você com muito carinho. Você dizia para mim: "Mãe eu ficou bonito com o cabelo grande, as ninas acham e gostam" eu dizia "Filhote você é lindo de qualquer jeito, por dentro e por fora com cabelo curto ou grande, pra mim você é o meu deus grego, uma beleza que não tem igual", sempre terminava passando a mão pelo seus cabelos e beijando  o teu rosto.
Um ano se faz hoje que joguei vólei com você e a kekel, que tocamos as mãos quanto fazíamos ponto, que você sentou na mesa na roda de baralho para jogar truco e disseram para você dar a vez para o seu pai jogar, que depois você jogaria, que sua tia sentada no pier viu você sair com o kaiak sem nada falar. Filhote daria a minha própria vida pela tua se isto fosse possível, se eu pudesse dizer ao Senhor no momento em que Ele estava de levando de mim; "Senhor Deus, deixe o meu filho, leve a mim, eu não saberei viver sem ele, mas ele saberá viver sem mim". Ele não me permitiu vê-lo em nenhum momento se não fosse de alegria por estar ao teu lado, não saberia viver se o tivesse visto em apuros ou caminhando para perigo presente e despercebido de todos, até de você. Eu realmente não sei como viveria com  minha consciência... Vejo como somos incapacitados de evitar uma partida prematura.
Neste ano sem sua presença na minha vida muita dor senti e sinto, as saudades são enormes, tão gigantescas que as lágrimas descem compulsivamente dos meus olhos, a tristeza faz parte da minha vida todo instante, ela ocupa um espaço maior do que a alegria, somente Deus segura a minha onda de crise de choro desesperador, meu luto é interno, e ainda tenho que me de parar com situações, que muitas vezes me enojam, como o ser humano é tão banal em certos momento, tão limitado em pensamentos, tão sem noção.

Papai certa vez falou que estava como Jó, o que mais temia lhe sobreveio, esta revelação me surpreendeu, nem perguntei porque ele temia que acontecesse algo com você ou com a Kekel, mas olhei para ele dizendo: "Amor você deveria temer por mim, desta forma seria eu e não o Teteu. Com o tempo, o Teteu e a KeKel  junto com você superariam a minha partida, eu iria sabendo que o tempo que vivi, vivi ao lado da minha família que o Senhor Deus me deu e que a minha missão juntos aos meus entes queridos havia terminado, não tendo mais nada para fazer aqui", ele não disse nada somente baixou a cabeça, nem precisava, eu vi a tristeza em seu coração e em seus olhos através das lágrimas, quando ele vez aquele olhar de menino carente.
Filhote somente o Senhor Deus e Pai Celestial tem nos ajudado nas horas, nos dias, nas datas, nos meses nos concedendo força para continuarmos, ainda estamos feridos, e esta ferida ainda sangra. Somente Ele tem nos fortalecido, através do Amor tem nos confortado e consolado a todo tempo que sentimos que estamos fragilizados pela tua ausência.
Uma vida, uma história e muitas saudades, com muitas lembranças...
Ah! Filhote o teu quarto ainda é o mesmo, não desfiz das tuas roupas, teus tênis, teus objetos pessoais e teus pertences estão exatamente como você deixou, até a tua cama com os mesmos lençóis, fronha e edredom, nada mexi. Entro para limpar o pó, deito em tua cama, apanho a última troca de roupa que estava no cesto de roupa suja para sentir teu cheiro que se faz presente nelas devido a conservação ...
Fiz esta montagem, cada foto representa um ano da tua existência física na terra, ainda falta quatros fotos que não foi possível devido o espaço de montagem,  fiz um vídeo sobre você é o papai, com a música Tears in Heaven do cantor Eric Clapton, sua tradução é Lágrimas no Paraíso e também mandei fazer algumas camisetas da penúltima foto que você tirou após os seus 17 anos de idade, usando a correntinha de ouro que lhe dei de presente de aniversário, hoje essa correntinha eu guardo com todo meu amor, pois foi a último objeto que lhe dei e vi o seu sorriso largo nos teus lábios, ainda sinto o teu beijo molhado em minha face em forma de agradecimento. 
Hoje é um dia muito triste para nós, estamos com muitas saudades, a dor não diminuiu as lembranças se fazem presente a todo momento, realmente hoje é um dia que precisamos muito de Deus, muito da Sua Presença em nossa vida, muito de tudo que Ele pode nos conceder para abrandar o nosso coração, um dia que iremos a Igreja para orarmos e nos derramar diante do Senhor buscando consolo e conforto mais do que os demais dias para nossa fragilidade humana.
Filhote sabemos que você esta bem, não poderia ter lugar melhor para você ficar eternamente, do que na Glória do Senhor, mas a saudade da tua presença é cruel para nós, o desejo de estar ao teu lado é maior do que tudo que almejamos neste mundo.
Filhote exatamente um ano que eu te vi dar este sorriso,  que você olhou para mim com este olhar profundo, que eu ouvi você dizer: "Eh mãe", eu lhe disse: "Eu te amo muito, meu Filhote", não tenho como esquecer, por mais que o tempo me leve para longe deste último momento que vivi ao teu lado, não poderei esquecer  jamais...
Papai falou: "Que apesar da dor da tua partida, da saudade que sentimos e da tua ausência em nossa vida para nos completar fisicamente e como família, ele jamais pediria a Deus para te trazer de volta", fiquei olhando para ele sem entender o porque, se tudo que um pai e uma mãe deseja é ter seus filhos de volta, criei coragem e perguntei: "Por que neguinho?", ele me respondeu: "O Teteu está muito bem, e eu jamais tiraria meu filho da Presença e dos Braços de Deus, para estar neste mundo novamente, onde a violência, crueldade e malignidade é constante em nossas vidas".
Comentei com ele sobre o e-mail que recebi do meu amigo Danilo Azevedo no dia 21 de Novembro de 2011, que falava a mesma coisa. Percebi que o Senhor Deus estava se mostrando presente em minha vida,  para curar a minha dor o meu sofrer, através das palavras do papai e do meu amigo Danilo Azevedo.

PALAVRAS DO E-MAIL Olá Márcia , mulher abençoada de Deus !
Que o Senhor esteja presente, hoje e sempre em vossas vidas, e que o amor do Senhor os conforte todos os dias.
Estou orando sim por você, pela sua familia, por todos, a separação é dura, mas o bálsamo do Senhor, vai curando, aliviando cicatrizando a dor .
Mas é bom sempre colocar na mente Márcia, que ele está bem, está com Deus, Deus está cuidando dele.
E colocando na mente assim, diversas vezes você sentirá a força de Deus, e com o tempo as lembranças, das alegrias, se tornaram motivos de sorriso pelo tempo que viveram juntos.
Deus me trás agora, pra te dizer assim Márcia.
Quando Lázaro morreu, a sua Familia ficou em desespero, Há, se o mestre estivesse aqui, Ele não teria morrido.
Mas o Senhor Jesus não estava próximo de Lázaro quando morreu, E quando foram dizer ao Senhor Jesus, sobre Lázaro, a resposta do Senhor " Ele dorme ".
Está dormindo .
E o Senhor Jesus Chorou, mas o choro do Senhor não foi porque Lázaro tinha partido, como muitos interpretam, não, o Senhor Jesus não chorou por causa da Morte de Lázaro.
O Senhor Jesus chorou porque ia tirar Lázaro do Paraiso, sabendo que ele estava bem , estava com o Senhor, com o nosso Deus.
Estas Foram as lágrimas derramadas pelo Senhor Jesus, por Lázaro.
É tão difícil, alguém que amamos demais, não estar mais próximo da gente. É tão dificil acordar e todos os dias sentir falta.
É tão dificil.
Mas Márcia, que as palavras que Deus me dá pra dizer a você possa confortá-la nos dias de luta, porque a cada dia que você e sua família vive, é uma luta, e a cada dia de luta  que se passa é uma vitória.
RESPOSTA AO E-MAIL: "Meu querido amigo Danilo Azevedo, obrigado pelas suas palavras fortalecedoras que muito me ajudam neste momento delicado da minha vida. Agradeço seu carinho e suas orações, e que o Senhor Deus possa de usar muito para falar comigo.
Meu esposo havia comentado no dia anterior os seus sentimentos sobre pedir a Deus a volta do nosso Filhote, e você veio com uma revelação maravilhosa para confirmar que é muito melhor estar  no Paraíso com Senhor do que estar neste mundo. 
A dor é tão grande que as vezes eu esqueço que Paulo disse: "Que é muito melhor estar com Cristo", Filipenses 1:23b . 
Que o Senhor Deus lhe abênçõe hoje e sempre.
Um grande abraço sua Amiga  Márcia Santos ...

MÃE ENLUTADA - Como Mãe enlutada pelo meu Filhote, por tudo que aconteceu, as vezes os sentimentos de revolta, de ódio em alguns momentos tomaram conta de mim, mais nenhum deles me dominou por completo, neste ano que se fez em minha vida sem o meu Filhote, eu briguei muitas vezes com Deus, eu falei coisas que estavam em meu coração, perguntei os porquês sem respostas, eu precisava falar com alguém que não fosse se chocar com as minhas palavras, dos meus pensamentos, da minha forma de expressar diante de tudo que estou vivendo, derramar a minha fragilidade, a minha impotência, o meu suplício, a minha amargura, a minha decepção, as minhas lágrimas e nada mas certo do que o próprio Deus que levaste o meu Filhote de mim.
Por muitas vezes ao apanhar minha Filhota na escola, enquanto fazia o trajeto as lágrimas desciam dos meus olhos, eu dizia ao Senhor: "Deus, o Senhor me mutilou, amputou parte da minha vida, da minha família, feriu meu coração de mãe, mesmo assim eu te amo e te quero em minha vida mais que tudo neste mundo, pois espiritualmente eu sou a mesma, somente a parte humana esta doente por causa da dor, me perdoe se eu estou te machucando com as minhas palavras agressivas, mas eu preciso falar Senhor, colocar pra fora as minhas dores, eu só tenho o Senhor como um ser Sublime na minha vida, o único deste que tudo aconteceu, sem eu esperar a separação física prematura e dolorosa entre mim e o meu Filhote, sei que algum dia estarei com ele, mas eu queria agora a sua presença em minha vida". 
Na minha fragilidade humana sempre busquei na Presença do Senhor o que eu preciso para continuar a viver, a Sua Força, a Sua Coragem, o Seu Amor, o Seu Consolo, o Seu Conforto  e o Seu Amparo. Aprendi que os seres humanos agem de formas diferentes ao ouvir-nos falar da nossa dor, alguns nos ouvem por educação, outros são hostis ignorando os fatos, outros se comovem com sua dor temporariamente e outros nem dispostos estão, vão cortando e mudando de assunto, dessa forma só recorria ao Senhor que sempre se faz presente em minha vida e se faz o tempo todo para me ouvir.
Acredito que pela dor gigantesca presente em minha vida, Ele sempre esteve comigo, eu que não sentia o Seu Mover, os Seus Cuidados, o Seu Bálsamo sobre mim, sobre a minha ferida aberta, mas Ele estava ali, me assistindo em tudo, e vou além, acredito que muitas vezes Ele me pegava em seu colo para acalmar as crises de choro desesperador, Ele enxugava as minhas lágrimas, me abraçava e passava Sua Mão em meus cabelos, embora não percebesse seus gestos, sei que Ele sempre enxugará. 
O Senhor Deus e Pai Celestial, Ele é conhecedor desta dor, quando enviou seu Filho ao mundo como Pai, Ele sofreu, pois estava tirando seu Único Filho da Sua Proteção Celestial Paterna para um mundo onde ele não poderia estar presente para cuidar do seu Filho, um mundo hostil cheio de jactâncias malignas. 
Não foi assim comigo, meu filhote saiu deste mundo de jactâncias malignas e hostil para estar no Mundo Celestial de Deus Pai, saiu dos meus cuidados materno para ser cuidado por Ele, onde a Grandeza do Seu Amor e a Plenitude da Sua Glória emana os céus e tudo que nele há, eu deveria estar feliz, mas não estou, entendo mais ainda não aceito a Ausência do meu Filhote, do meu Teteu em minha vida.
Agora eu tenho certeza de duas coisas neste mundo que são inevitáveis para qualquer ser humano, são elas: a partida e a velhice. 
Um dia todos nos partiremos deste mundo, alguns cedo outros tarde, mais iremos partir. Inevitavelmente, ela chega, para todos. Sem distinção de classe, religião, nem etnia. Declarada, aguardada ou súbita, a partida é o fim comum de todos. Para alguns, o fechamento do ciclo natural de uma existência. Para outros, um interromper doloroso. . .
velhice chega para todos que ficam, ela é inevitável, mesmo usando dos meios modernos da cirurgia plástica para o retardamento dos sinais dos anos que foram vividos, colocando silicone, botox isso ou aquilo as vezes até deformando a imagem de antes, ela chega e estaciona no corpo físico, revelando a verdadeira imagem do ser humano após anos de sua existência, sem nenhuma tolerância.
O que não sabemos e não temos certeza é do momento seguinte, será que acontecerá o que  planejamos em nosso coração? Pois o amanhã a Deus pertence, como tudo que neste mundo está, tudo que conseguimos, conquistamos e adquirimos por esforço, dedicação ou por mérito, nada teríamos se o Senhor Deus Pai não concedesse a Sua Graça para nós abençoar pois: "Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá" -  Provérbios 19.21 ...
Será que meu Filhote viveu tudo o que era para ser vivido ao meu lado? 
Tão cedo, tão jovem ele partiu para os Braços do Pai Eterno ...
Filhote quantas saudades sentimos de você, é grande a nossa dor, maior ainda o nosso amor por ti, meu doce e lindo menino ... 
Sempre vivo em nosso coração ... 
Nosso Eterno Teteu .


NESTE ANO QUE SE FEZ SEM A PRESENÇA DO MEU FILHOTE EM MINHA, VIVENDO COM A SUA AUSÊNCIA CONSTANTE EM MEU VIVER, AGRADEÇO A PRESENÇA DE DEUS NA MINHA VIDA, POIS SEM SUA PRESENÇA E DE TUDO QUE D'ELA EMANA NÃO CONSEGUIRIA SOBREVIVER NESSES DOZE MESES DE SAUDADE, DOR TRISTEZA E LUTO INTERNO, MAS  DE MUITO AMOR PELO MEU FILHOTE.


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA
AOS LEITORES E SEGUIDORES DO BLOG MÃES E FILHOS ELO ETERNO
E EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS







2 comentários:

  1. É amada do Senhor , o nosso amanhã não sabemos. Lendo seu post preocupamos tanto com tantas coisas, e não paramos pra pensar, se amanhã estaremos aqui, e que o livro da nossa vida foi fechado. é um mistério que está somente nas mãos de Deus. Que Deus continue te abençoando Márcia e te dando cada dia forças, pra mostrar pra muitos que , quem tem Deus suporta a dor, mesmo sangrando. Que Deus te ajude em tudo ! E que os anjos do Senhor acompanhe seus passos na Terra, te guardando e livrando , mulher de fé !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, realmente eu ainda não conseguir entender e aceitar, mas vivo hoje muito mais para Deus do que antes, pois eu tenho a certeza em meu coração que esta separação é física e temporária, sei que quando chegar a minha partida, eu estarei eternamente ao lado do meu Filhote Amado. Vivi com ele intensamente e fomos felizes. Ainda que lá, não sejamos cientes do que ocorreu conosco, de tudo que vivemos juntos como (mãe e filho), mas a certeza estar aqui comigo em meu coração...
      Que o Senhor Deus te Abênçõe hoje e senpre.

      Excluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br