O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NATAL SEM MEU FILHOTE - ANO NOVO, TUDO DE NOVO


Dia 24 de Dezembro de 2011 véspera do Natal, não estava como o Natal de 2010 petrificada, anestesiada, impactada ou entorpecida com a partida inesperada do meu Filhote, não preparei nenhuma ceia natalina, mas recebemos alguns amigos em casa e telefonemas de pessoas que ainda estão solidárias conosco, na virada eu e minha Filhota Kekel como de costume, dessa vez sem o Teteu, fomos até a janela para ver os fogos, o céu a noite fica todo lindo com tantos fogos de artifícios, depois nos abraçamos, ficamos um pouco ainda acordados, e por fim falei ao meu esposo o desejo do meu coração: "Neguinho quero ir ao cemitério para ver se colocaram a placa de identificação no jazigo e ficar um pouco lá, sei que não verei o Teteu, mais estarei perto do seu corpo, tudo bem pra você?", meu esposo respondeu: "tudo", passou algum tempo fomos dormir.

SAIBA QUE - Na verdade não se sabe ao certo, nem o dia em que o Senhor Jesus nasceu e nem há quantos anos exatos esse fato ocorreu, há um erro na contagem desses anos que hoje atribuímos a partir do Calendário Gregoriano, o mesmo contém um erro que pode ser de mais 4, 6 ou mais anos. Portanto já estaríamos comemorando, pelo menos 2014 aniversários de Jesus, isto desde que ele veio a Terra. 
Natal significa Nascimento, e isso quer dizer aniversário, a data do nosso aniversário é o nosso Natal. Porém, embora muitos desconheçam esse fato, a data do nascimento do Senhor Jesus não é sabida com exatidão, ou seja o dia 25 de Dezembro não é o dia do Natal do Senhor Jesus Cristo. Dessa maneira a única coisa certa que temos quanto ao dia 25 de Dezembro é que este não foi o dia do nascimento do Senhor Jesus, mas isso não impede que o comemoremos neste dia, pois ninguém sabe ao certo quando foi que o Senhor Jesus Nasceu.
Dia 25 de Dezembro de 2011 Natal, enfim chegou o dia, fomos ao Templo participamos do culto Natalino, acredito que todas as denominações religiosas tem a sua forma de viver este momento chamado "Natal",  voltamos para casa tomamos um café da manhã bem reforçado, eu não pensava em nada só queria ir ao cemitério, não queria ir para casa de familiares, convite não faltou, o que estava faltando era desejo de estar em qualquer almoço natalino em qualquer lugar onde eu havia estado com meu Filhote. Algumas pessoas sem pensar se iria me machucar ou não falaram que era muito triste vim em minha casa e não ver o Teteu, apesar de ser verdade, quando ouvia isso me condoía muito, porém eu entendia e respeitava, mas quando chegou a minha vez de falar que não iria em determinado lugar por lembrar o meu Teteu, as pessoas não me entenderam e não aceitavam que isso também me machucava e me entristecia com as lembranças daquele lugar.

Durante o trajeto ao cemitério meu coração batia aceleradamente, eu soava frio, o meu estado era de ansiedade para chegar logo. Chegamos, olhamos e vimos que as 8 salas de velórios estavam repletas de pessoas velando os seus entes queridos que haviam partido, fomos para o local do sepultamento, onde vimos muitas sepulturas fechadas recentemente com seus vasos e coroas de flores e outras abertas, desci do carro e fui de encontro ao meu Teteu, desta vez foi fácil de achar, devido a placa de identificação, no primeiro momento meu esposo e minha Filhota não me acompanharam, eles sabiam que eu precisava daquele momento a sós, somente eu, trazendo em minha memória a imagem viva do meu Filhote, o seu corpo ali dentro da caixa na profundidade da terra e Deus. Comecei falar com Deus expondo os meus sentimentos: "Senhor Tu poderias tirar todas as bençãos designadas para minha vida para deixa-lo aqui comigo, sabes que eu daria a minha vida se preciso fosse pela vida do meu Filhote se tivesses falado comigo em oração da Tua Vontade sobre a minha família... Eu não pude interceder por ele e Tu escolhestes, e levastes ele dos meus afagos de mãe, em vez de mim... Senhor minha amiga Annalu a mãe de Rafa que também esta junto de Ti, ela esta certa no que diz no seu Blog, enquanto nossos Filhotes Amados (Teteu e Rafa) voltam ao pó, somos mães como vasos deformados nas Mãos do Oleiro que precisam ser moldados... Hoje eu me sinto como ela estava, um vaso deformado sem serventia...", enquanto orava lembrei-me do filme "Antes que termine o dia", se fosse possível, voltar ao dia 20 de Novembro de 2010, quando de repente fiquei irritada, angustiada e queria vim embora para casa, uma hora antes de tudo acontecer, as lágrimas desciam, o meu coração doía, o ar me faltava, minha Kekel veio me abraça ouviu parte da minha oração com Deus, beijou-me e abraçou-me, percebi que diante da minha dor e lágrimas estava alguém que eu poderia interceder para tê-la comigo, disse ao Senhor: "Ainda tenho tempo de perdi pela minha Filhota o que pediria pelo meu Filhote ao Senhor, que se faça em mim, tires as tuas bençãos, tire minha vida, se preciso for, mais deixai ela viver...".  Saímos juntas porque entendemos que meu esposo precisava do seu momento junto ao nosso Filhote Amado... Passou algum tempo... Ele se ajuntou conosco dentro do carro dizendo: "Passamos o Natal com o nosso Teteu", estas palavras soaram como música suave aos meus ouvidos. Ficamos observando que algumas pessoas vão visitar os seus entes queridos e depositam flores em seus jazigos nesta época do ano.

Depois meu esposo decidiu que iríamos dá uma passadinha na casa de minha cunhada Solange, já passava da 16:00hs da tarde quando chegamos, confesso que o meu coração estava fechado para qualquer tipo de confraternização natalina, me sentia como aquele filme de Milos Forman "um estranho no ninho", ou como o trecho da música do Renato Russo "festa estranha, com gente esquisita, eu não tô legal", estava no meio de familiares e amigos que estiveram reunidos na chácara no dia 20 de Novembro de 2010 para oficializar o noivado do meu sobrinho Luciano quando o Teteu partiu, estar ali... no meio daquelas pessoas sem ele, era estranho e esquisito para mim, me sentia uma estranha no meio deles. 
Prometi a mim mesma que jamais me colocarei novamente numa situação como esta, o que irão pensar ou falar não me interessa, se eu estou sobrevivendo a dor da partida, da saudade e da tristeza em pleno luto pelo meu Teteu, sobreviverei as vãs conversações, pois os sentimentos que estão em meu coração, só o Senhor Deus e Pai Celestial tem conhecimento verídico...

ANO NOVO, TUDO DE NOVO - É o ano 2012 está se aproximando, logo estaremos vivendo os primeiros minutos de um ano, desejando que todos os dias sejam felizes e cheios de novidades, aos meus olhos só mudarão os numerais um para dois, a nossa vida vai permanecer igual. É claro muitos viverão este ano, outros deixarão de viver, acreditar que seremos melhores do que fomos nos anos anteriores, acho difícil, o ser humano não procura melhorar a si próprio, ele terá 365 dias do ano para comemorar o nascimento do Senhor Jesus ao mundo, para nos conceder a Graça e o Favor Imerecido morrendo na Cruz do Calvário pelos nossos pecados, pois só estará disposto a comemorar a "Sexta Feira Santa" ou "Sexta Feira da Paixão de Cristo"no dia 06 Abril de 2012.
Será um momento Solene, se refere a uma Missão Cumprida perante os homens da terra e o  Retorno do Senhor Jesus ao seu Reino Celestial de Glória ...  "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, O qual nos abençoou com todas as Bênçãos espirituais nas Regiões Celestes em Cristo", Efésios 1:13 e novamente o Natal 25 de Dezembro de 2012, espere e verás...

No decorrer deste ano, tudo será como sempre foi, os alvos e objetivos são sempre os mesmos as realizações também, muitos terão que lidar com perdas de entes queridos, parece um ciclo vicioso da vida.
Alguns desempregados conseguirão trabalhar, outros continuarão trabalhando naquilo que sempre fez, outros trocarão de carro ou manterão o que tem, outros comprarão uma casa, outros terão aumento de salário, outros serão promovidos em suas funções, outros comemorarão casamentos, nascimentos, noivados, aniversários e as demais datas comemorativas do ano. E ainda outros chorarão divorcio, separação, a perda do ente querido, outros sofrerão com enfermidades, vícios bebidas e drogas, prostituição, violência e a marginalidade. Também outros  se decepcionarão na vida, no amor, no mercado de trabalho, com as pessoas. Outros ainda se alegarão até mesmo com a desgraça alheia do seu próximo, é ou não é as mesmas coisas todos anos, somente mudará o placar no grande telão numérico da vida como já havia mencionado "parece um ciclo vicioso da vida", do qual todo ser humano esta condicionado a viver.
Mesmo assim, eu espero que consigas ser Feliz em 2012, tendo muita saúde para dela poder desfrutar o melhor que a vida podes te oferecer, pois sem ela nada poderás fazer, saúde é Dom gratuito que o Senhor Deus deu ao homem,  pois o resto ele pode adquirir com força e trabalho e com dinheiro podes comprar o que quiser.... 
"Que as Bênçãos do Senhor Deus e Pai Celestial estejam sobre você e toda a tua família"

                         ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA
           AOS SEGUIDORES E LEITORES E EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS
                                         DO BLOG MÃES E FILHOS ELO ETERNO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br