O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

quarta-feira, 20 de abril de 2016

DIREÇÃO - RUMO CERTO

20 DE ABRIL DE 2016 - Aos sessenta e quatro meses da partida do meu Filhote, sinto uma pequena leveza no luto interno. Não é que não doa, o fato é que a dor me calejou tanto no decorrer do tempo, aponto de senti-la, mas não sentir os seus efeitos sobre mim, como era antes: não me sufocar não me tortura, não me paralisa comprimindo o meu peito, o meu coração querendo provocar uma asfixia. 
As lágrimas ainda escorrem dos meus olhos de uma forma suave ao lembrar com tanta intensidade do meu Filhote. Ah! A saudade de tudo que vivemos, posso senti-la cada dia com mais ternura. Fecho os meu olhos e vejo o meu Filhote sorrindo, e isto me traz uma paz no meu interior. Estamos em caminhos diferentes, mas estamos sempre juntos, eu sou reciproca ao seu sorriso.
O meu Amor pelo Filhote continua o mesmo, porém mais solido, ele é incondicional, não há distância, tempo ou lugar que possa faze-lo mudar, ou de impedi-lo de aflora com maior  intensamente a cada fase do luto vivida.
Agora não esboço um sorriso, eu apenas sorrio com sinceridade do momento vivido, que muito contribuiu para a sua existência. 
Ainda possuo a minha fé inabalável em Deus e nos seus cuidados sobrenaturais sobre a minha vida e na minha família. Eu sei,  Ele tem cuidado de nós, do seu jeito, no seu tempo de acordo a sua Palavra, a medida que a entendemos.
Aos seus escolhidos, não é fácil entender os desígnios de Deus. Porque tanta dor se faz presente numa escolha divina?

DIREÇÃO - RUMO CERTO - O rumo é uma orientação, um destino por um caminho a ser seguido por alguém, ou seja, destino certo. Na língua portuguesa é qualquer dos trinta e dois sentidos da rosa-dos-ventos. A questão é que nunca sabemos quando iremos mudar de rumo. As mudamos voluntariamente, a própria escolha do ser humano se faz presente para a mudança, seja ela qual for, ou se será bem sucedido ou não, a opção é sempre da vontade. Outras vezes, é involuntária, a escolha é feita por alguém superior, e não temos alternativas a não ser seguir. Esta é a situação de Pais Enlutados pelos seus Filhotes. E para se torna uma Mãe ou Pai Enlutado basta que seus Filhotes estejam vivos.
Somos tomados por uma tristeza tão intensa e profunda que pode nos aniquilar por completo. Todos os nossos sentimentos anteriores não produzem efeitos e os sentimentos posteriores da partida são totalmente desconhecidos, as reações e as sensações adversas a todo momento. 
Eu defino este primeiro ano de luto comparando como um furação devastador, um tsunami arrastando tudo pela frente, um terremoto abalando toda estrutura, eles são como uma erosão psicológica, emocional e espiritual dentro de nós, tirando tudo do lugar e deixando apenas os destroços de seus estragos.
Sim, sem dúvidas esses fenômenos da natureza representam muito bem o que acontece na vida de Mães e Pais enlutados. Ficamos completamente a deriva da vida, parece que não há nenhum sentido em continuar, tudo que projetamos para os nossos Filhotes, desapareceram num piscar de olho, num estalar de dedos, e cá ficamos doloridos, feridos, infelizes e com os nossos questionamentos com Deus?
Contudo o sentimento puro e nobre que temos chamado Amor, este permanece antes e depois quase que imperceptível. O Amor contido em nós, faz a conexão com Deus. É por onde Deus começa o seu agir, enviando tudo que precisamos a medida que vamos nos permitindo até que chegamos numa estabilidade psicológica, emocional e espiritual onde não há aceitação do que mudou nossas vidas para sempre, mas apenas há uma resignação.
DIREÇÃO - É o AMOR o sentimento mais nobre que podemos ter em nós. Não outro mais precioso, puro e eterno. Por amarmos os nossos Filhotes na força deste Amor é que somos amparados e nos encontramos novamente. O AMOR é a direção para tudo e todos.
RUMO CERTO - É o caminhar neste Amor ainda que doloridos, tristes, feridos e saudosos a passos bem lentos e não parar de caminhar, pois no final chegaremos aonde nossos Filhotes estão, leve o tempo que for, passe o tempo que passar, isto irá acontecer.
Eu sei que não é fácil e nunca será, nossos Filhotes partiram de nossas vidas, não mais estarão diante dos nossos olhares, mas eles permanecem dentro do nosso coração intensamente, não perdemos a nossa capacidade de amar e não mais seremos 100% felizes, mas poderemos tentar aos mesmo ser 70% felizes pelos que ficaram e que precisam de nós para continuar.
Você pode dizer que isto é impossível, eu te entendo e compreendo e sei que pela fase do luto interno é exatamente assim que pensamos ainda mais se for recente, as fases passam e você chegará e quando chegar irá não só pensar mais querer ser 70% feliz ao lados das pessoas que você ama.
Tenho a opinião que nenhuma Mãe ou Pai deveriam ver seus Filhos partirem, mas se assim aconteceu conosco tem uma razão maior que ainda desconhecemos, e não cabe questionar pois a resposta não virá. Sei que doí e irá doer até o dia em que Deus nos chamar, mas até o que você como Mãe ou Pai Enlutado fará. Quais serão?
Eu decidir que mesmo estando ausente de mim, longe dos meus olhos eu irei continuar fazendo tudo o que sempre fiz e muito mais por Amor ao meu Filhote, ele merece que eu continue de forma serena e sem culpa-lo pelo sua partida, sem vincular a ele a minha dor, a minha tristeza e a desistência de viver
Eu vinculei o meu Filhote ao meu Amor, a minha saudade e as minhas lembranças por todo tempo que eu tenha que viver.  Em que você está vinculando o(a) seu(ua) Filhote(a). Pense nisto.
"Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para  tão esperando Reencontro - Colossenses 1:11
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS


CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br