O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

quarta-feira, 20 de julho de 2016

EXUMAÇÃO E TRASLADO

20 DE JULHO DE 2016 - Mas um mês se passou, e agora são sessenta e oito meses sem você meu Filhote. Eta! Que a saudade é grande, assim como o meu Amor. Eu tenho tentado exteriorizar o meu Amor de muitas formas, quanto mais eu amo mais eu quero amar. Será que isto é normal nesta fase do luto interno. O tempo vai me distanciando cada vez mas do dia em que você partiu para não mais voltar neste mundo. Procuro não falar deste dia, embora tenha já tenha postando o que tinha que postar sobre este dia tão triste de minha vida. 
Deus tomou você de forma repentina a qual não pude me despedir, apenas dizer; "Eu te amo Teteu", foi a última frase que saiu do meus lábios pra você e junto lhe mandei um beijo. Você me devolveu um sorriso. É exatamente assim que tenho guardando você em minha memória. Ao fechar meus olhos te vejo exatamente assim, como aquele último dia de sua existência na terra.
Deste então, tudo é só lembranças. Em dias de extrema saudade te vejo através de fotos, e quando quero sentir o teu cheiro eu pego o teu perfume dou um baforada no ar que cair como brisa suave sobre mim, neste momento eu fecho meus olhos para que a sua última imagem venha estar comigo. 
Eu sei que assim que terei de viver pelo tempo de minha existência, então eu procuro fazer tudo com muito amor e prazer, como se comigo você estivesse presente o tempo todo fisicamente. 
CEMITÉRIOSempre vi o cemitério como um lugar sombrio, triste, onde deixamos os corpos de nossos entes queridos para se decomporem, até que sobram somente os ossos para ser feito a exumação e serem guardados na gaveta ossária.
Desde o sepultamento do corpo do meu Filhote, que nos distanciou fisicamente, no dia 24 de Novembro quando vi uma caixa de madeira(caixão) que levava o corpo do meu Filhote para uma profundidade da terra chamada sepultura, que era coberta por cimento, terra e grama, por fim vinha as coroas, os vasos e os arranjos de flores (...)
Eu nunca disse: "Adeus ao meu Filhote" e nem direi em momento algum da minha vida, disse apenas "Até logo meu Filhote Amado", jamais me despedirei do meu Filhote, estamos ligados pelo Vinculo do Amor, pelo Elo Eterno, por sermos Mãe e Filho.Embora ele esteja ausente de minha, mas muito presente em meu coração nada mudará o fato; "Sou a Mãe do Mateus e Mateus e meu Filho para sempre".
Existem tantas situações para Pais Enlutados enfrentarem, não basta o sepultamento ainda segue outros rituais. Em meu caso, eu só dia o plano funerário de familiar,  não tínhamos um jazigo de família particular de família. Com o meu Filhote tivemos que providenciar uma gaveta para repousar o seu corpo até o momento da exumação. Eu e meu esposo decidimos então comprar uma jazigo particular de família para este momento. Uma vez, que o restos mortais de minha mãe estava na gaveta ossária coletiva.
da esquerda para direita (Márcia, Maristela e Meire)
AMOR DE VOVÓ - Teteu foi o primeiro neto de minha mãe, ela nunca teve um menino, apenas três meninas sendo que da caçula tem uma margem de dez anos de diferença entre eu ela, da do meio apenas um ano e dois meses.
Minha mãe acompanhou toda a minha gestação, mesmo estando distante sempre com um sorriso largo em seus lábios, e quando viu Teteu pela primeira vez e o segurou, o mundo parecia tão completo para ela. Foi dela que o Teteu recebeu seu primeiro banho em casa, e deste então minha mãe não parou de mimar seu neto.
Procurou ser presente mesmo na distância, que devido as mudanças uma vez ou outra que ocorria conosco pelo fato do meu esposo ser pastor da Igreja da Graça, sim aquela do missionário RR Soares. 
As comemorações do dia das crianças, nos aniversários de Teteu e natais e em muitos outros momentos que ela mesmo patrocinou com tamanha alegria para ser e fazer seu neto feliz, o presente para seu neto sempre trazia com alegria em seu coração. 
O tempo foi passando. Conforme o Teteu foi crescendo começou a ficar com minha mãe uma vez ou outra. Teteu era a alegria da minha mãe, assim como minha mãe era alegria do Teteu foi a única vovó que ele teve e conheceu de forma intensa, compartilham momentos que estão só entre eles.
Quando minha mãe partiu eu pude ver e sentir a dor do meu Filhote pela sua vozinha. Eu sei do amor intenso, profundo e nobre que um sentia pelo outro, tenho tantas fotos que demostram que não caberia neste Blog.
Em 21 de Abril de 2005, sepultei a minha mãe e no decorrer de cinco anos em 24 de Novembro de 2010, sepultei o meu Filhote. Diante desta situação e pelos momentos que eles viveram juntos, fiz uma promessa a mim mesma; "Eles ficariam juntos, aqui na terra como juntos estão no céu", após adquirir o jazigo particular de família.
A exumação e o traslado de um ente querido são momentos muito tristes, não é para qualquer pessoa presenciar se não tiver um objetivo muito forte. Algumas pessoas nem comparecem para este cerimonial. Em meu caso eu precisava, eu tinha um propósito muito maior que a minha tristeza e dor, além de muitas saudades de ambos. Meu Deus! Como eu ainda os amos tão intensamente, e por amo-los eu tinha que cumprir a minha promessa feita a mim mesma.
EXUMAÇÃO - Ela procede de duas formas - Primeira, após passar os tempo determinado para total decomposição dos tecidos do corpo para ajuntarem ao esqueleto, onde restam somente a ossada humana que pode ser traslado para a gaveta ossária coletiva ou particular  procedimento geral; "retirada dos restos mortais, realizada em 36 meses ou mais após o devido sepultamento que ocorre em qualquer cemitério",  e ainda pode ser cremado por decisão da família. Segunda é o desenterrar um cadáver para examinar em busca de vestígios de algo ou alguma coisa, como a verdadeira causa da morte se houver dúvidas, a verdadeira identidade entre outros casos, este procedimento é o pericial. Saiba que todo corpo que passe pelo IML tem o crânio cerrado para retirada do cérebro e de órgãos para o procedimento da autópsia.
AUTÓPSIA - Podemos assim dizer, necropsia, necrópsia ou ainda exame cadavérico, é um procedimento médico que tem por finalidade examinar o cadáver para determinar a causa e o modo de morte, como também avaliar qualquer tipo de doença ou ferimento que possa estar presente, realizada por especialista denominado legista. Todos os corpos com morte violenta e desconhecida passam pelo IML, outros pela tranquilidade da morte pelo SVO (serviço de verificação de óbitos) procura o distrito policial próximo do local onde se deu o óbito para a remoção.
TRASLADO - É o procedimento de transportar alguém ou alguma coisa de um lugar para outro lugar. No caso de restos mortais de entes queridos seja para gaveta ossária ou para cremação será definitivo. Bem, diante do exposto, já podem imaginar os momentos que vivi deste a partida do Teteu, boletim de ocorrência, IML mais autópsia ou necropsia, velório, sepultamento, exumação e por fim o traslado, parece que acabou!?
DIA 27 DE JULHO DE 2016 Quando os coveiros, tiraram a grama e em seguida as placas de concreto, e retirou a caixa de madeira, colocando sobre a mesa e abrindo a tampa foi tão automático, beijei a minha mão e coloquei sobre a testa do meu filhote passando sobre os seus cabelos era visível os cachinhos dourados eu disse: "a mamãe te ama tanto" - Agradeço a Deus por me conceder forças e consentir que lhe visse mais uma vez e por poder tocar em você filhote, fica bem eu estou bem, apesar de toda distância.
Ao que se refere a minha promessa sim. Minha Mãe e meu Filhote estão juntos no jazigo particular de família. Eu tenho uma sensação de Missão Cumprida para ambos. Quanto ao boletim de ocorrência, que originou um inquérito policial o qual foi arquivado sem haver justiça e punição do responsável que vitimou o meu Filhote, ainda não. 
Deus tem trilhando os meus passos no decorrer de seis anos, não sou mais vista como a mãe do menino que morreu afogado. As coisas mudaram e tem outro sentido.
Hoje eu sou tratada na delegacia como no Fórum de Dra. Márcia Santos a Mãe do adolescente que teve óbito por asfixia mecânica, estamos novamente no inquérito policial com novas provas e testemunhas que podem fazer a diferença no desfecho final. Não haverá a punição para o responsável devido o tempo decorrido já prescreveu. Mas haverá a justiça, eu creio que se fará para que a Memória de Meu Filhote seja Honrada. E quanto este dia chegar esta Missão estará Cumprida. Porém, até lá eu seguirei em frente com resignação e resiliência.
E quanto Deus me chamar eu poderei descansar de minhas fadigas; "Sim, eles descansarão de suas fadigas, pois as suas obras os seguirão" - Apocalipse 14:13. 
Desejo que todos os Pais Enlutados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para  tão esperado Reencontro - Colossenses 1:11
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br